SALVADOR: Concurso escolhe casal Beleza Negra do bairro de Itapuã





Na canção Marina, Dorival Caymmi ensinou: “Você já é bonita com o que Deus lhe deu”. Mas, como é comum com meninas negras, algumas pessoas tentaram impor outro padrões de beleza à estudante Kelly Araújo, 16 anos. “Você é linda, mas se esticasse o cabelo seria melhor”, diziam. Sem dar ouvidos, ela segue o sonho de entrar no mundo da moda. No próximo dia 16, Kelly vai tentar levar o título de Beleza Negra de Itapuã, na praça que leva o nome do compositor.

O concurso é uma parceria entre a 15ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Itapuã), ONG Itapuã Afro, By Ilitch Produções e o portal Itapuã City. “Nossa intenção é valorizar o jovem negro, abrir os caminhos das pessoas daqui de Itapuã para as passarelas do mundo inteiro”, explicou o produtor Vladimir Ilitch. “Sentimos que a comunidade não estava empoderada. Queríamos fazer algo que valorizasse a beleza negra de Itapuã”, completou o major Robson Pacheco, comandante da CIPM.

Rejane Santos, 19 anos

Ana Flávia, 20 anos 


Kelly Araújo, 16 anos


Kelly é uma das três mulheres já selecionadas para a etapa final, marcada para começar às 17h com um show das Ganhadeiras de Itapuã. Após o show, os concorrentes vão desfilar vestidos com a marca Meninos Rei.Quatro homens também já foram escolhidos para o dia 16. Entre eles está Cleidson Oliveira, 23, que participou da seletiva por insistência de parentes, no último sábado. “Meu primo que me incentivou. Eu fui na brincadeira e acabei passando”, contou o jovem, que vende bebidas na praia para sustentar os filhos, um casal de gêmeos. “Sou nascido e criado aqui no bairro”, disse ele, orgulhoso.


O produtor Vladimir informa que não é preciso ter experiência, e os candidatos recebem aulas de passarela. Para quem não ficou sabendo, a oportunidade ainda existe. Antes da final, haverá uma outra seletiva, nesse sábado. Segundo os organizadores, a disputa será entre dez homens e dez mulheres, então, 13 vagas ainda estão abertas. É preciso comprovar residência em Itapuã e ter entre 15 e 25 anos. A inscrição é feita no portal Itapuã City. O casal vencedor será premiado com agenciamento em uma empresa de moda, book fotográfico, passeio para Morro de São Paulo e brindes da marca Black Atitude.

Everton Miranda, 24 anos 

Isaac Santana, 19 anos 

Leidson Oliveira, 23 anos 







 
Black -Brasil © 2006 - Adenilton Cerqueira